O clássico de domingo foi um dos mais terríveis da história. E infelizmente não estamos nos referindo ao paupérrimo futebol apresentado em campo. Teve selvageria dentro e fora do estádio. E teve racismo.
“Olha a sua cor!”, gritou o torcedor durante ataques racistas a um dos seguranças do Mineirão. A cena, felizmente, foi registrada e compartilhada Brasil afora, o que vai facilitar na identificação dos racistas.
Enquanto isso, na Ucrânia…
Dia 10 de novembro de 2019 triste. Na partida entre Shakhtar Donetsk e o Dínamo de Kiev, o brasileiro Taison ouviu xingamentos racistas vindo das arquibancadas. Inconformado, Taison mostrou o dedo e chutou a bola em direção à torcida. Foi expulso, saiu do campo chorando. Dentinho, companheiro de equipe, chorou junto.
Os crimes ocorridos no Mineirão e na Ucrânia não podem ser analisados como casos isolados. E dizer que um torcedor racista, homofóbico ou machista não representa a torcida, é mentira. Não é só futebol. Não é só NO futebol…
Neste episódio demos continuidade ao episódio anterior, contaremos de novo com a presença da Mayra Bernardes, que no episódio 62, compartilhou com a gente uma abordagem conceitual do racismo estrutural e reflexões sobre a situação da mulher negra no estádio. Se não ouviu, ouça! E se ouviu, ouça de novo, pois as duas arrasaram!
Foto: Oleksandr Osipov
✩ Produção e apresentação: Izabela Santana, Luciana Bois, Rafaela Freitas e Samanta Santos (edição)
✩ Participação especial: Mayra Bernardes
✩ Patrocínio: Cruzeiropedia.org
✩ Trilha sonora:
#Perfil 22 – Djonga – Olho de Tigre (Prod. MaliveSlim)
Emicida – Ismália part. Larissa Luz Fernanda Montenegro