Podcast das Marias #62 – Racismo e Futebol

Negros e pardos correspondem a mais da metade da população brasileira.. Nossa paixão nacional, o futebol, foi construída por meio de vários de histórias protagonizadas por negros em campo. O rei é negro. E tantos outros ídolos, também. Negros e pardos ocupam apenas 10% dos cargos de chefia nas empresas brasileiras, e esse cenário não é diferente no futebol. Quantos presidentes e dirigentes negros você conhece? Técnicos na série A, atualmente, são só dois: Roger Machado, do Bahia; e Marco Aurélio de Oliveira, o Marcão do Fluminense.

Essa realidade foi escancarada após uma ação promovida pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol antes do jogo entre os dois tricolores. Na ocasião, os técnicos das duas equipes vestiram durante a partida camisetas com a mensagem “Chega de preconceito”. Na mesma noite, durante a coletiva de imprensa, Roger foi necessário e contundente ao dizer o que todos nós precisávamos ouvir. “Negar e silenciar é confirmar o racismo”. Por se fala tão pouco – ou nada – sobre racismo no futebol?

Hoje, iremos falar. E contaremos com as participações de duas mulheres negras e cruzeirenses, Mayra Bernardes e Maíra dos Anjos.

Foto da arte: Thiago Ribeiro (AGIF)

✩ Produção e apresentação: Izabela Santana, Luciana Bois, Rafaela Freitas e Samanta Santos (edição) 

✩ Participações especiais: Maíra dos Anjos e Mayra Bernardes

 ✩ Patrocínio: Cruzeiropedia.org

www.podcastdasmarias.com.br

✩ Trilha sonora: Não tá mais de graça Elza Soares (part. Rafael Mike)

Composição: Rafael Mike

Álbum: Planeta Fome (2019)

1 comentário Adicione o seu

  1. Maxwell disse:

    Gente que legal viu, parabéns pelo podcast

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *