Há um ano, a gente gravava o episódio 36, chamado “É preciso ter sonho sempre”, em alusão à Música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Naquele programa, comemorávamos a chegada do time feminino do Cruzeiro, considerando uma grande vitória, ainda mais no contexto do 8 de março.
De lá para cá, aquele time nos encheu de orgulho e alegria. Já o dos homens, bem, deixa pra lá. 2019 foi um ano muito importante para as mulheres envolvidas com futebol. Vimos a audiência da Copa do Mundo de futebol feminino bater números importantes, os campeonatos nacionais e estaduais chegaram à TV aberta, jornalistas e comentaristas ganharam um pouco mais de espaço na imprensa. A necessidade de equiparação de salários entrou na pauta das federações de futebol de vários países.
Mas o caminho continua longo e árduo. Entre uma pequena grande vitória e outra, a gente segue obrigada a assistir ex-jogador/comentarista mandando conselheira de futebol lavar roupa. Teve mascote, aliás, um homem fantasiado de mascote assediando atleta. Tem salário desigual. Tem machismo. Tem misoginia.
E tem luta… nesse grande retrato da nossa sociedade!
Foto da Arte: Cruzeiro / Divulgação
✩ Produção, edição e apresentação: Luciana Bois e Rafaela Freitas
Convidadas: Natália Andrade e Bárbara Machado (nossa querida Paçoca!)
Áudios especiais: Marina Bois, Gabriela Moreira, Ana Carolina Vimieiro, Raquel, Mariana e Isabelle
✩ Patrocínio: Cruzeiropedia.org
Música: Maria, Maria – Milton Nascimento (Milton Nascimento / Fernando Brant) – Universal Music